top of page
Foto do escritorGreen Tech

O inimigo invisível

Muito provavelmente você já deve ter escutado falar de bactérias que se tornaram resistentes a determinados antibióticos. Você pode até não saber seus nomes, mas deve conhecer algumas das infecções que elas podem causar. A resistência a antibióticos é considerada um dos maiores problemas de saúde pública global pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Esses microrganismos, normalmente associadas ao ambiente hospitalar, estão ganhando cada vez mais espaço. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) destacam que cerca de 230 mil pessoas no mundo morrem de tuberculose multirresistente todo ano. A ONU ainda alerta que o uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano até 2050.


Essas superbactérias surgem em razão do uso de uma abundante quantidade de antibióticos de forma desnecessária ou de maneira incorreta.


A pandemia que vivemos nos últimos anos (e ainda estamos vivenciando) refletiu diretamente no aumento do consumo do uso de antibióticos. Na grande maioria dos casos, no uso indevido. Dados da Anvisa destacam que só em 2020, a venda do antibiótico azitromicina cresceu 105%.


Vale destacar que antibióticos são prescrevidos para casos clínicos causados por bactérias, o que não é indicado para uso preventivo ou para o combate da covid-19 em si e outras doenças causadas por vírus.


Cuidados necessários:

  • Usar antibióticos apenas quando descritos pelos profissionais de saúde;

  • Não interromper ou prolongar o uso dos antibióticos;

  • Algumas doenças podem ser prevenidas com cuidados básicos de higiene pessoal, como lavar as mãos regularmente, evitando o contato próximo com pessoas doentes, praticando sexo seguro;

  • Manter as vacinas em dia.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page